(11) 99491 7079
negociarte@negociarte.com.br

Torcendo para chover canivetes? É mais fácil lidar com o seu medo de falar em público.

Semana passada, apliquei um treinamento de técnicas de apresentação para uma equipe altamente técnica, que costuma trabalhar muito mais na frente do computador analisando dados do que fazendo apresentações.

Uma participante chamou muito a minha atenção. No começo do dia, pedimos para cada um escrever o seu ponto forte como apresentador. A resposta dela foi “nenhum”. Disse que torceu para chover canivetes para poder fugir do treinamento. O medo de se expor era gigantesco. Ela compartilhou que sempre buscava qualquer desculpa para não ter que se apresentar, mesmo sabendo que isso poderia ser um fator que a impediria de subir na carreira.

A grande surpresa veio na vez dela se apresentar: eloquente, simpática e segura. Foi excelente! Entretanto, a única pessoa que não aproveitou a apresentação foi ela mesma, que sofreu antes e durante a atividade.

Algumas vezes, encontramos nos treinamentos algumas pessoas com potencial incrível, mas que perdem oportunidades devido ao medo do desconhecido. E nós sabemos, superar esses medos é extremamente difícil. Precisa de muita coragem, esforço e prática para, aos poucos, sair da nossa zona de conforto.

Sei que muitos de vocês que estão lendo passam por dificuldades parecidas para falar em público, por isso deixarei algumas dicas que costumamos dar nos nossos cursos de técnicas de apresentação:

Pratique uma respiração profunda: não tem misticismo, é pura biologia. Respirar profundamente, com uma expiração mais longa que a inspiração, diminui o batimento cardíaco, o que ajuda a relaxar a mente. Faça isso antes e durante a apresentação.

Visualização positiva: já percebeu como rapidamente a sua mente começa a criar um cenário apocalíptico antes da apresentação (vai dar branco, todo mundo vai fazer perguntas que você não sabe responder, ninguém vai prestar atenção)? Combata o seu cérebro! Feche os olhos e imagine o começo da apresentação: todos estão interessados, você está falando muito bem, as pessoas fazem perguntas interessantes e você sabe as respostas! Isso ajuda a retirar as armadilhas mentais e te prepara para uma apresentação melhor.

O treinamento serve como um empurrão, mas o trabalho de evolução e desenvolvimento de verdade tem que vir da pessoa. Espero que consigam superar os seus medos e atingir todo o potencial que têm!

Se você estiver interesse em dicas sobre como elaborar uma boa apresentação leia esse artigo publicado no nosso blog: 7 perguntas para se fazer antes de preparar uma apresentação.

Comentários (0)

facebook-squarelinkedin-squarephoneenvelopeinstagrammagnifier