(11) 99491 7079
negociarte@negociarte.com.br

5 maneiras de projetar confiança na frente do público

Apresentação

Funcionários, investidores e parceiros não costumam seguir qualquer pessoa. Eles costumam seguir líderes que dominam o negócio e comandam o palco. Quer você esteja se apresentando em uma reunião ou falando com toda a sua organização, você está sendo julgado pela sua confiança e competência, e não apenas pelo seu conteúdo, a forma como você fala é importante.

Um estudo sobre CEOs dando apresentações em roadshows do IPO descobriu que até mesmo consultores financeiros experientes julgam a “competência e confiabilidade” de um líder em apenas 30 segundos. Esses julgamentos instantâneos são tão poderosos que os CEOs que obtiveram uma avaliação mais alta para sua presença executiva durante a apresentação foram os mesmos que obtiveram valores mais altos no IPO.

Existem 5 dicas para você parecer e soar como um líder que as pessoas vão querer seguir quando estiver apresentando.

Vista-se 25% melhor que qualquer outra pessoa na sala. As evidências mostram que nós julgamos as pessoas assim que elas entram em uma sala. E a primeira coisa que fazemos frequentemente - gostemos ou não - é notar as roupas que as pessoas estão usando. Você provavelmente já ouviu o seguinte conselho: “se vista para impressionar”, mas o que exatamente isso significa?

Um exemplo é o militar americano Matt Eversmann, que ensina liderança na Universidade Johns Hopkins. A batalha que ele liderou em Mogadishu, na Somália, foi transformada no filme Black Hawk Down. "Grandes líderes têm um ar de confiança", ele me diz. “Nas forças armadas, tudo começa com o modo como você está vestido na primeira vez que conhece um subordinado. Sempre se vista um pouco melhor que os outros e você ficará confiante.” Pode notar que ele disse um pouco melhor. Suas roupas precisam ser apropriadas para a situação, mas um pouco mais polidas.

James Citrin, um dos principais recrutadores de CEOs, certa vez aconselhou os candidatos a se vestirem 25% “mais formais” do que o código de vestimenta vigente na empresa. Atualize seu guarda-roupa uma ou duas vezes por ano, use roupas que se ajustem ao seu tipo de corpo, escolha cores que complementem sua pele ou cor de cabelo, e evite usar sapatos desgastados.

Ajuste o ritmo de sua fala. Não podemos fazer muito sobre nossa qualidade vocal sem aulas intensas de canto para controlar nossa respiração e tom. Podemos, no entanto, melhorar nossa entrega vocal, especificamente, o ritmo. Falar rápido demais prejudicará sua credibilidade.

Um palestrante com ótimo ritmo verbal é Bryan Stevenson, um advogado de direitos humanos que foi ovacionado pelo período mais longo em uma palestra no TED. Quando Stevenson comenta seu estilo de apresentar, ele disse que imagina que está conversando com um amigo durante o jantar em um restaurante. Use a velocidade da sua fala para dar colorido à sua apresentação: lenta para dar credibilidade, compreensão, segurança e rápida para dar entusiasmo, mas com mais risco de ter um mal entendido. A velocidade da fala deve refletir a emoção que você quer transmitir.

Substitua palavras longas por curtas. Se você quer parecer inteligente, use palavras simples. Frases e jargões longos e complicados não fazem você parecer inteligente - exatamente o oposto. Em seu livro Rápido e Devagar, o psicólogo ganhador do prêmio Nobel, Daniel Kahneman, escreve: “Se você se importa em ser considerado crível e inteligente, não use uma linguagem complexa onde uma linguagem mais simples o faça”.

Usar palavras simples não significa simplificar sua mensagem. Você ganha credibilidade e respeito quando consegue articular ideias complexas em uma linguagem mais simples. O ideal é ajustar o seu discurso para a sua plateia.

Ensaie sob estresse. Neurocientistas que estudam atletas e profissionais de alto desempenho descobriram que os atletas mais bem sucedidos praticam sob a pressão de um estresse leve. Em outras palavras, eles ensaiam em condições semelhantes às que provavelmente encontrarão durante o evento real. Antes de uma apresentação importante, considere reunir algumas pessoas para assistir a um ensaio geral, mesmo que seja em seu escritório ou em sua sala de estar, em vez de praticar sozinho em um espelho. Simulando em níveis ainda baixos de estresse vão te ajudar a não cair sob a pressão na hora da apresentação real.

Mantenha uma postura aberta. Estudos mostraram que pensadores com ideais complexas usam gestos manuais complexos. Não mantenha as mãos nos bolsos ou “presa”. Use gestos de mão que sejam naturais e autênticos. Uma dica é o que especialistas em linguagem corporal chamam de “postura aberta”. Ter duas mãos, com as palmas voltadas para cima, acima da cintura, seria considerado aberto. Uma postura fechada seria duas mãos cruzadas na frente de sua cintura ou braços cruzados sobre o peito. Permanecer atrás de um pódio também é considerado fechado porque você está colocando uma barreira entre você e seu público. Demonstre confiança mostrando que você tem a coragem de se afastar do púlpito (e suas anotações) e trabalhar na sala.

 

Você pode ter uma ótima ideia ou ótimos resultados para entregar, porém, se você não passar a sua mensagem com confiança, você pode não ser escutado. Olhe e soe tão forte quanto seu conteúdo e você encontrará um público receptivo.

Fonte: 5 Ways to Project Confidence in Front of an Audience
Carmine Gallo | 28 Maio, 2018

Comentários (0)

facebook-squarelinkedin-squarephoneenvelopeinstagrammagnifier