(11) 99491 7079
negociarte@negociarte.com.br

Manter um diário pode te ajudar a ser um líder melhor

Diário

Outro dia eu estava lendo um artigo muito interessante da Harvard Business Review intitulado Want to Be an Outstanding Leader? Keep a Journal, escrito pela professora de Comportamento Organizacional Nancy J. Adler.

O método que a autora propõe sugere que façamos algo que é, ao mesmo tempo, extremamente importante e raro: refletir sobre o nosso dia. Nós passamos por várias experiências em um único dia: no relacionamento com a família e amigos, com clientes, em reuniões com colegas de trabalho, apresentações, etc. Estas experiências são uma fonte de riqueza gigantesca para entender como nos comportamos e como podemos melhorar, mas nada disso é aproveitado se não pararmos um momento para refletir e entender tudo o que aconteceu.

Como a autora disse: “A perspectiva única de um líder é uma importante fonte de criatividade e vantagem competitiva. Mas a realidade é que a maioria de nós vive uma vida tão agitada e frenética que não conseguimos deixar tempo para ouvir a nós mesmos.” Ou seja, é importante guardar tempo para refletirmos sobre nossos pensamentos e atitudes.

Para isso, ela sugere manter um diário e dá um passo a passo com dicas de como fazer isso:

    1. Compre um diário. Escrever online não oferece os mesmos benefícios que escrever à mão. Então compre um diário de verdade.
    2. Comprometa-se a refletir 15 minutos por dia. Este é, de longe, o passo mais difícil. Por isso, se 15 minutos parecem impossíveis, comece com três minutos e depois aumente, mas comece por algum lugar.
    3. Encontre um lugar calmo onde você não será interrompido.
    4. Escolha a hora certa. De preferência, a mesma hora todos os dias. É importante que seja um horário em que você não será incomodado. Mantenha esses 15 minutos cuidadosamente guardados em sua agenda como um compromisso com você mesmo. Trate esse compromisso como se fosse uma reunião com outra pessoa, pois assim fica mais difícil de desmarcar. E, se realmente precisar cancelar, já procure outro horário para conseguir cumprir essa atividade.
    5. Escreva o que vier à mente. As páginas em branco de um diário novo estão simplesmente te convidando a manter uma conversa sincera consigo mesmo todos os dias. No diário, você pode dizer qualquer coisa. Portanto, permita-se seguir seu fluxo de consciência sem julgar, censurar ou tentar direcionar para onde seus pensamentos podem levá-lo. E não se preocupe com a gramática; o importante é você se expressar.
    6. Não compartilhe o seu diário com ninguém. Suas reflexões são suas. Elas trazem o que todos os especialistas, consultores e coaches executivos do mundo todo não podem oferecer a você: sua própria perspectiva exclusiva.

Se você não souber como começar quando estiver de frente para as páginas em branco da revista, pergunte a si mesmo algo que te faça a começar a pensar. A autora dá algumas sugestões:

O que fiz de bom hoje?

O que poderia ter feito melhor?

Como estou me sentindo agora?

Como estou me sentindo sobre minha liderança?

O que merece minha atenção na minha liderança? Na minha vida? No mundo?

Qual foi a ideia mais escandalosa (ou divertida ou original) que ouvi nas últimas 24 horas? O que eu gostei sobre isso?

Qual foi a iniciativa mais empolgante que ouvi sobre esta semana que está acontecendo fora do meu setor ou em outra parte do mundo?

O que mais contribuiu para a minha felicidade esta semana (ou para a felicidade dos meus funcionários, ou para minha família)?

Como posso ter mais felicidade na minha vida?

Aproveite essas dicas e faça essa reflexão diária parte de sua rotina!

Comentários (0)

facebook-squarelinkedin-squarephoneenvelopeinstagrammagnifier