(11) 99491 7079
negociarte@negociarte.com.br

4 armadilhas na hora de motivar colaboradores

Em um artigo da Harvard Business Review intitulado 4 Reasons good employees lose their motivation, os autores discutem sobre como lidar com a perda de motivação dos colaboradores. Achei interessante porque o artigo vai além da abordagem tradicional de como motivar.

Normalmente, a maioria dos gestores utilizam a velha estratégia de motivar pela possibilidade de ganhos (aumento de salário, possibilidade de promoção, maior visibilidade) ou pelo medo da perda (ser mal visto dentro da empresa, possibilidade de demissão). Estes métodos são eficazes, mas têm um grande problema: o seu prazo de validade é muito curto. Por exemplo, ao prometer um aumento de salário, o colaborador pode mostrar um ganho de produtividade, mas, após receber a sua recompensa, será necessária uma nova promessa para motivá-lo novamente. Isso cria um ciclo que, no longo prazo, gera insatisfação para o colaborador e para a empresa. A maioria sabe que deveria pensar além disso, mas na pressão do tempo, a tendência natural é recair nos jeitos tradicionais.

De acordo com o Richard E. Clark e Bror Saxberg, a motivação é responsável por 40% do sucesso dos projetos de equipe, e a avaliação cuidadosa da natureza da falha motivacional, pelo gestor, é crucial. Antes de começar a motivar o colaborador, ele precisa entender qual é o problema. Aplicar a estratégia errada (por exemplo, incentivar alguém a trabalhar mais, quando a razão é que ele está convencido de que não pode fazer a tarefa) pode fazer com que sua motivação diminua ainda mais. Por isso, o primeiro passo é escutar o outro.

Os autores citam quatro armadilhas que os gestores costumam cair na hora de motivar os colaboradores:

Armadilha 1 - Valores Incompatíveis: quando uma tarefa não se conecta com algo que a pessoa valoriza.
Armadilha 2 - Falta de eficácia pessoal: quando a pessoa acredita que não tem capacidade para fazer uma tarefa.
Armadilha 3 - Emoções disruptivas: quando a pessoa está consumida por emoções negativas, como ansiedade, raiva ou depressão.
Armadilha 4 - Erros de atribuição: quando a pessoa não consegue encontrar a razão pela qual está tendo dificuldade com uma atividade, ou acredita que os problemas estão fora do controle dela.

Vou analisar cada uma dessas armadilhas em posts separados aqui em nosso blog. Por isso, caso você esteja gostando deste post, não esqueça de continuar acompanhando os próximos posts do blog da NegociArte para mais dicas como manter a motivação dos bons colaboradores!

Comentários (0)

facebook-squarelinkedin-squarephoneenvelopeinstagrammagnifier