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Medo

Este artigo não está baseado em pesquisa científica ou estudo acadêmico, é a minha visão de como a mente funciona e de como podemos lidar com ela.

A mente interpreta os sinais do ambiente e reage, imediatamente, colocando o corpo em estado de alerta e liberando toda a química para que possamos fugir ou lutar contra as ameaças que estão por vir. Este mecanismo garante nossa sobrevivência.

O problema acontece quando a mente se comporta como uma mãe superprotetora que aumenta a gravidade das situações, cria cenários muito piores do que a realidade e provoca muito mais estresse do que o necessário. Isto tende a acontecer em momentos de muita incerteza e insegurança como o que estamos vivendo atualmente

O que fazer para acalmar essa mente e ter comportamentos adequados, produtivos e com menos estresse?

Tenha cuidado com as informações que alimentam a sua mente. Jornais, Whatsapp, Facebook e muitos outros meios de comunicação podem expor sua mente a notícias alarmantes, algumas verdadeiras e outras não. É preciso saber filtrar as informações e analisá-las com cuidado, evitando o sensacionalismo que pouco informa e muito preocupa.

Crie alguns momentos de leveza e diversão para acalmar a mente. Veja mais comédias, desenho animado, brinque com crianças, tenha animais, reveja fotos de momentos felizes, converse sobre bons acontecimentos do passado ou planeje um futuro mais positivo. Mantenha contato frequente com pessoas com postura mais positiva, motivada e confiante.

Este comportamento acalma a mente e produz mais relaxamento para o seu corpo.

Procure observar seus comportamentos e ter consciência sobre como está sendo afetado pela situação e se suas reações são as mais adequadas para enfrentar a situação. Por exemplo, ser cuidadoso ao atravessar a rua é uma resposta positiva ao medo de ser atropelado, deixar de atravessar a rua seria um exagero.

Não brigue com a sua mente, aceite o que ela está comunicando, aproprie-se da emoção para depois escolher conscientemente o que deve fazer.

Uma forma prática e muito eficaz de fazer isso é recomendada pelo Mestre Budista Thich Nhat Hanh, autor do livro “Medo - Sabedoria indispensável para transpor a tempestade” (Editora Vozes). Sempre que você sentir medo, em qualquer situação, repita o seguinte mantra:

Eu inspiro consciente do meu medo,

Eu expiro acolhendo e sorrindo para ele.

Ao repetir este mantra por algumas vezes, coordenando com uma respiração longa, lenta e profunda, você comunica para sua mente que entendeu a mensagem e que tomará os cuidados necessários. A mente mais calma permitirá que você tome as decisões com mais clareza, objetividade e menos desgaste.

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