(11) 99491 7079
negociarte@negociarte.com.br

Jogando para aprender

Jogos de tabuleiro podem ser usados de modo muito eficaz para o aprendizado.

O desafio dos educadores é inspirar, inovar e propor novos caminhos de aprendizado para conquistar a atenção e engajamento dos participantes durante os treinamentos.

Jennifer Groff do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), reconhecida como uma das pesquisadoras mais influentes em tecnologia da educação, defende o uso de jogos na capacitação e avaliação dos alunos quando as competências a serem desenvolvidas estão mais relacionadas a comportamentos do que a conteúdo.

A utilização de jogos cria um ambiente de aprendizagem estimulante, com recursos pedagógicos efetivos e que despertam o interesse e a participação dos alunos. O aprendizado e as avaliações formam um circuito de feedback contínuo e estimulam a reflexão em tempo real durante o caminho de aprendizado.

Nos treinamentos da NegociArte, aplicamos jogos e dinâmicas como catalisadores do aprendizado. Entendemos que o sucesso desta metodologia depende de alguns cuidados a serem observados pelos educadores:

Jogo não é brincadeira! Apresar de serem divertidos e descontraídos, os jogos devem ter propósito claro e focado nas competências a serem desenvolvidos.

Conexão direta. Os jogos devem estar relacionados à realidade dos participantes, trazendo para a sala de aula os desafios e a complexidade do seu ambiente de atuação.

Quanto menos complicado, melhor! A dinâmica do jogo e suas instruções devem ser simples e de fácil aplicação.

A reflexão é fundamental. Reserve tempo para estimular a reflexão entre as etapas e ao final do jogo, para que os participantes possam avaliar seu comportamento e se comprometer com as mudanças desejadas.

Vamos jogar?

Comentários (0)

facebook-squarelinkedin-squarephoneenvelopeinstagrammagnifier