(11) 99491 7079
negociarte@negociarte.com.br

Como se comunicar melhor DIGITALMENTE

É muito fácil ser mal interpretado quando nos comunicamos por e-mail, WhatsApp ou algum outro tipo de mensagem escrita. Muitas vezes estamos com pressa e queremos responder rapidamente um email, mas acabamos sendo tão diretos que passamos a impressão que estamos irritados. Ou então, estamos trocando mensagens de WhatsApp e um erro simples de pontuação transforma uma conversa amigável em uma discussão.

Mais grave ainda são as mensagens curtas que abrem muitas interpretações. Por exemplo, ao receber do seu gestor a mensagem “preciso conversar com você”, a maioria das pessoas já começam a visualizar algum problema grave. Neste caso, a má comunicação ocasiona muitos mal-entendidos e estresse desnecessários.

Por isso, separamos algumas dicas simples para você incorporar ao seu dia-a-dia e conseguir ter uma conversa digital mais produtiva:

  1. Não seja tão direto nas suas mensagens - ser muito breve pode criar confusão. Há pessoas que interpretam mensagens diretas como um comportamento passivo-agressivo. Uma forma de entender esse comportamento melhor é observar pessoas que são muito diretas fora da internet. Quando uma pessoa é muito prática, ela pode ser mal interpretada, pois a falta de informação possibilita ao outro complementar a mensagem baseado no que está na cabeça dele. Até pessoas tímidas demais podem ser vistas como arrogantes devido à comunicação muito curta.
  2. Comunique o que você está pensando - às vezes, temos tão claro o que queremos comunicar que achamos que a outra pessoa entenderá facilmente, mesmo sem termos informado os detalhes mais importantes. Por isso, tenha sempre o cuidado de rever a mensagem ou e-mail antes de enviá-lo. Ao relê-lo, procure identificar se explicou com os detalhes necessários o que realmente pensa para não haver nenhuma interpretação errônea. Neste caso, um pouco de repetição pode ser uma virtude.
  3. Respire duas vezes antes de responder uma mensagem – ao ficar irritado ao receber uma mensagem porque sentiu que era agressiva ou ameaçadora, respire fundo duas vezes e releia a mensagem. Quando fizer isso, tente observar se a mensagem pode ser interpretada de mais de uma forma. Nunca responda enquanto estiver se sentindo irritado ou nervoso.
  4. Assuma que a intenção foi a melhor possível - se a mensagem puder ser interpretada de mais de uma forma, não responda assumindo que é a pior delas. Se você tentar assumir que a intenção do seu interlocutor é a melhor possível, responderá de uma forma mais leve e poderá conseguir transformar uma conversa difícil em uma discussão produtiva.

Seguindo essas dicas, você ganhará empatia nas comunicações digitais! Teste essas dicas e deixe um comentário!

Até a próxima!

Comentários (0)

facebook-squarelinkedin-squarephoneenvelopeinstagrammagnifier