Encontrando significado na sua carreira

Risco

Dar um passo para trás e ver onde você quer estar pode te dar propósito

A maioria das pessoas não está trabalhando com algo pelo que eles são apaixonados. Na verdade, ter paixão pelo trabalho pode ser perigoso. Isso acontece porque mesmo os melhores empregos podem ser mundanos e rotineiros e cabe ao indivíduo tornar sua carreira continuamente desafiadora, interessante e gratificante. No mundo de hoje, carreiras com caminhos estáveis ​​estão desaparecendo. Além disso, ainda existe o desafio adicional de como gerenciar a sua carreira para manter-se relevante e competitivo no mercado de trabalho, enquanto tenta encontrar um significado nesse caminho muitas vezes caótico e acidentado.

Mantendo seus objetivos em foco

Uma maneira de abordar isso é trabalhar de trás para frente. Você olha para o final de sua carreira e vida e pensa: Onde você quer estar e o que você quer ter? O que você gostaria de ter realizado? Que tipo de impacto você gostaria de ter tido? Qual legado, por menor que seja, você gostaria de deixar para trás?  Em vez de pensar apenas no seu trabalho atual e nos próximos passos, analise de forma ampla, pense nos seus valores e no que é importante para você, especialmente em termos de contribuição que você gostaria de fazer. Para quem seriam essas contribuições e por quê.

Talvez seja importante para você que você possa dizer aos seus netos que dirigiu ou iniciou empresas e essas empresas fizeram a diferença em suas respectivas indústrias e impactaram a vida das pessoas. Ou talvez tudo o que você quer fazer é se aposentar em uma fazenda no interior com seu companheiro(a) e consertar carros antigos na sua garagem. Os trabalhos que você possui são simplesmente passos para alcançar esse sonho final.

É claro que este método exige fazer algumas perguntas centrais, especialmente sobre si mesmo. E isso faz parte do que é a vida: procurar as respostas a essas questões enquanto continuamos na jornada pela vida.

Seus objetivos podem mudar

Para alguns de nós, pelo menos, pode demorar muito para encontrar a resposta ao propósito da sua vida e essa resposta provavelmente mudará e evoluirá ao longo do tempo.

No entanto, é importante que, à medida que avançamos em nossa carreira, pensemos sobre o panorama geral e nos perguntemos por que estamos fazendo o que estamos fazendo. Isso não apenas nos daria um sentido mais forte de direção e propósito, mas também mais motivação e resiliência diante de contratempos de curto prazo. Muitas pessoas estão tão ocupadas fazendo sua atividades ou tarefas diárias sem questionar o propósito ou o verdadeiro significado por trás disso que, mesmo quando eles acabaram atingindo seus objetivos, sentem-se insatisfeitos e imediatamente começam a perseguir outro objetivo.

Isso se reflete na busca de Tolstoi pelo significado da vida 1uando ele completou os 50 anos, depois de ter escrito suas maiores obras. Apesar de sua celebridade, tendo uma grande propriedade e família, boa saúde para sua idade e promessa de eterna fama literária, Tolstoi sucumbiu a uma crise espiritual e precisava encontrar um significado para sua vida além de ser um grande escritor. Neste momento, ele começou a refletir sobre esse significado, a mais simples das perguntas, que está na alma de todo ser humano, mas, ao mesmo tempo, é uma pergunta paralisantemente profunda.

Priorizar

Depois de ter algumas ideias sobre o que é importante para você, incluindo, entre outras, as contribuições e o impacto que você gostaria de ter, em seguida, você pode criar uma estratégia, não um plano específico, para preencher a lacuna entre onde você está agora e onde você quer chegar. Haverá vários caminhos para chegar lá, mas pelo menos você saberá qual direção você prefere perseguir, mesmo que o caminho precise ser revisado às vezes.

À medida que buscamos o significado em nossas carreiras e vidas, um bom guia para usar é enfrentar e aceitar a realidade, olhar para as possibilidades e diminuir a complexidade de nossas soluções. Não podemos mudar quem somos e o que nos é dado, nem podemos mudar o passado. Mas sempre podemos atuar e viver no presente para moldar nosso futuro.

Fonte: Finding Meaning in Your Career
Pan Pan | 24 Julho, 2014

Comentários