(11) 99491 7079
negociarte@negociarte.com.br

1 minuto de reflexão para avançar sua carreira

Para conseguir ter resultados melhores em menos tempo, é importante refletir sobre o que estamos fazendo hoje para ter uma visão melhor de como melhorar nossas estratégias para atingir as metas no futuro.

Entretanto, a maioria das pessoas afirmam que não conseguem encontrar tempo para reflexão, pois a rotina diária é muito corrida. Por isso, separei algumas dicas que só tomarão um minuto do seu dia. É apenas um minuto por dia para refletir sobre sua carreira e trabalho!

Neste um minuto, faça as seguintes perguntas para você mesmo:

O que eu fiz hoje?

O que funcionou e o que não funcionou?

O que eu aprendi?

O que farei de forma diferente amanhã?

Esse minuto facilitará a retenção dos principais aprendizados do dia e te ajudará a organizar a sua mente para o dia seguinte, especialmente para pensar no que pode mudar.

Quando esse um minuto diário se tornar um hábito, comece a separar 2 minutos por semana para refletir sobre essas duas outras questões:

Eu estou satisfeito com o que fiz na última semana?

Em que preciso focar na próxima semana?

Faça essas reflexões por um mês e veja que mudanças aconteceram no seu comportamento, pois o hábito de refletir nos ajuda a correr atrás do que nós realmente queremos.

Se gostar dos resultados, sugiro que separe dez minutos do seu dia para manter um diário com reflexões. O diário te ajuda a refletir mais profundamente, sedimentar as reflexões e tomar decisões para o futuro. Além disso, conseguirá observar melhor a sua evolução ao reler o diário no futuro. Veja mais nesse post como manter um diário.

Enfrentando o medo de mudanças

Um dia eu estava conversando com meu chefe sobre uma palestra que assisti com Cy Wakeman intitulada “No Ego: How Leaders Can Cut the Cost of Drama, End Entitlement and Drive Big Results.” (Sem Ego: Como os líderes podem cortar o custo que o drama causa e liderar os colaboradores a alcançarem grandes resultados).

Essa palestra falava um pouco sobre o drama que as pessoas costumam fazer e como isso afeta o nosso ambiente de trabalho. Nós conversamos muito sobre esse assunto e, em um determinado momento, meu chefe me disse que era um conteúdo muito interessante e que gostaria que eu escrevesse um texto sobre isso para o blog da empresa. Minha reação instantânea foi falar: “não, eu acho que eu ainda não estou pronta!”. Ele só me respondeu: “Você percebeu o que está fazendo?”

A reação que eu tive foi ir um pouco para trás, estava entrando na defensiva, quando percebi o que estava fazendo: Drama! Tínhamos passado a última meia hora conversando sobre como evitar esse tipo de comportamento e minha primeira reação a um novo desafio foi fugir dele! Comecei a pensar em tudo que havíamos conversado e repeti para ele uma frase que eu tinha dito no meio da conversa: “Mudanças são mais difíceis para quem não está pronto”. Mudei minha atitude dizendo: “Estou pronta”. Por isso, resolvi escrever sobre esse assunto analisando com cuidado dois pontos sobre este acontecimento:

O primeiro é que as mudanças são mais difíceis para quem não está pronto. Há uma diferença entre saber que você tem de mudar e realmente fazer a mudança. Apesar das pessoas, racionalmente, saberem que mudar é o caminho mais apropriado para terem sucesso, internamente podemos sentir que não deveríamos estar seguindo aquele caminho. Muitas vezes isso ocorre pelo nosso medo da mudança. E o medo pode nos paralisar. Observe o meu exemplo: Hoje, meu chefe me ajudou a ter um insight do que eu estava evitando por causa do medo. Foi nesse momento que percebi que estava pronta para um desafio novo!

O segundo ponto que quero analisar é o papel do líder. É de extrema importância termos líderes que instigam a nossa mudança e nos mostram que estamos prontos para sermos melhores. Foi isso que meu chefe fez hoje! Na palestra, Cy Wakeman mostra que os líderes não deveriam julgar, principalmente que nunca devemos nomear as reações das pessoas, pois a nossa dor começa quando nós as nomeamos. Meu chefe seguiu o conselho dela! Em vez de falar “não seja medrosa”, ele me ajudou e me instigou a perceber o que estava fazendo. Mas como exatamente ele fez isso?

Nós estávamos falando sobre “drama” e da importância do líder ajudar seus colaboradores a eliminar esse drama da vida deles por meio de processos mentais que criem maior autoconsciência. Esse tipo de liderança é bem difícil de exercer! É mais fácil ver um problema e resolvê-lo. Ajudar o outro a chegar nas suas próprias soluções é mais difícil no começo, mas, no futuro, o líder terá menos trabalho, pois seu colaborador será mais independente! No meu caso, meu chefe estava me ajudando a me desenvolver profissionalmente, me deixando mais independente e me ajudando a facilitar o trabalho dele. Pode ser que você, seu colaborador ou um colega de trabalho acredite que não seja capaz de fazer algo, mas é importante criarmos consciência de que isso pode ser apenas a nossa mente nos levando por um caminho que nem sempre é o correto.

É importante pararmos de acreditar em tudo que pensamos. Nossa mente pensa coisas boas e ruins, e nem tudo de ruim que pensamos é verdadeiro! Às vezes, o medo que você sente está dentro da sua cabeça e te impede de fazer algo porque você acredita que não consegue. Quando perceber que isso é só uma criação da sua cabeça, estará pronto para a mudança.

Se você tiver interesse em ler mais sobre mudanças você pode assessar esse artigo: Mudança não é fácil para ninguém. Esse texto te ajudará a refletir sobre não desistir de mudar quando encontrar dificuldades no seu caminho.

5 Dicas para ser mais eficiente e ter menos estresse

Neste mundo digital estamos sempre conectados, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Apesar da tecnologia nos ajudar, às vezes não nos deixa descansar de uma forma saudável! Existe uma quantidade muito grande de informações vindo de todos os lados de uma forma muito rápida. Ou seja, nosso cérebro está sempre sobrecarregado de informações (úteis e inúteis) que colaboram para nos estressar cada vez mais.

Esse é um dos motivos pelo qual a Yoga, meditação e mindfulness vêm ficando cada vez mais populares nos últimos 15 anos. As pessoas já perceberam que precisam de um escape, algo que as desconecte do mundo digital de forma saudável. Quando aprendemos a eliminar atividades inúteis, passamos a ter uma vida mais leve, com muito menos estresse.

Mas como fazer isso? Seguem algumas sugestões:

1. Escreva tudo que você tem para fazer. Anote (se possível, em um papel) todos os passos das próximas tarefas, pois livrará a sua cabeça da sensação de ansiedade.

2. Elimine o que está te atrapalhando. É difícil julgar exatamente o que te atrapalha, então vejam essas duas opções de atividades que podem estar na sua “To-Do list”, mas que podem ser eliminadas.

a) Hábitos que não fazem mais sentido. Você começou a assistir 1 hora de Netflix toda noite pois alguém te indicou uma série sensacional. A série acabou, mas você continua a assistir qualquer coisa que a Netflix coloca na sua frente 3 horas toda noite, mesmo que não seja interessante.

b) Atividades não-essenciais que não te trazem alegria! Por exemplo, você começou a fazer crossfit com um grupo de amigos, mas realmente não gostou. Toda vez que tem que ir é uma luta mental. Como fazer exercícios é importante, você pode mudar de academia ou começar outra atividade física. Mas é importante achar atividades que te deixam feliz porque elas servem como um carregador das nossas baterias internas, aumentando a resiliência nos momentos mais difíceis.

3. Automatize as atividades rotineira. Utilize a tecnologia a seu favor! Pode ter um “checklist” dos passos dentro de um projeto ou automatizar emails recorrentes. Essa automatização também vale para a vida pessoal. Por exemplo, eu tenho um checklist de viagem. Toda vez que vou viajar, já tenho a lista de coisas que preciso colocar na mala. Hoje tenho duas listas de viagem (salvas no celular, para não perder): uma para ir à praia e uma para lugares frios.

4. Delegar. O que for possível ser delegado para outras pessoas, delegue. Veja mais dicas nesse artigo: Para ser um grande líder, você precisa aprender a delegar (bem)

5. Inove, acelere e celebre. O objetivo não é ficar na nossa zona de conforto pois isso nos faz mal, com o tempo podemos começar a nos sentir estagnados. O ser humano precisa aprender e crescer! Nosso cérebro gosta de ser instigado!

Resumindo, libere tempo para fazer atividades que te relaxem e energizem de verdade, e cuide mais do seu próprio corpo e mente.

Torcendo para chover canivetes? É mais fácil lidar com o seu medo de falar em público.

Semana passada, apliquei um treinamento de técnicas de apresentação para uma equipe altamente técnica, que costuma trabalhar muito mais na frente do computador analisando dados do que fazendo apresentações.

Uma participante chamou muito a minha atenção. No começo do dia, pedimos para cada um escrever o seu ponto forte como apresentador. A resposta dela foi “nenhum”. Disse que torceu para chover canivetes para poder fugir do treinamento. O medo de se expor era gigantesco. Ela compartilhou que sempre buscava qualquer desculpa para não ter que se apresentar, mesmo sabendo que isso poderia ser um fator que a impediria de subir na carreira.

A grande surpresa veio na vez dela se apresentar: eloquente, simpática e segura. Foi excelente! Entretanto, a única pessoa que não aproveitou a apresentação foi ela mesma, que sofreu antes e durante a atividade.

Algumas vezes, encontramos nos treinamentos algumas pessoas com potencial incrível, mas que perdem oportunidades devido ao medo do desconhecido. E nós sabemos, superar esses medos é extremamente difícil. Precisa de muita coragem, esforço e prática para, aos poucos, sair da nossa zona de conforto.

Sei que muitos de vocês que estão lendo passam por dificuldades parecidas para falar em público, por isso deixarei algumas dicas que costumamos dar nos nossos cursos de técnicas de apresentação:

Pratique uma respiração profunda: não tem misticismo, é pura biologia. Respirar profundamente, com uma expiração mais longa que a inspiração, diminui o batimento cardíaco, o que ajuda a relaxar a mente. Faça isso antes e durante a apresentação.

Visualização positiva: já percebeu como rapidamente a sua mente começa a criar um cenário apocalíptico antes da apresentação (vai dar branco, todo mundo vai fazer perguntas que você não sabe responder, ninguém vai prestar atenção)? Combata o seu cérebro! Feche os olhos e imagine o começo da apresentação: todos estão interessados, você está falando muito bem, as pessoas fazem perguntas interessantes e você sabe as respostas! Isso ajuda a retirar as armadilhas mentais e te prepara para uma apresentação melhor.

O treinamento serve como um empurrão, mas o trabalho de evolução e desenvolvimento de verdade tem que vir da pessoa. Espero que consigam superar os seus medos e atingir todo o potencial que têm!

Se você estiver interesse em dicas sobre como elaborar uma boa apresentação leia esse artigo publicado no nosso blog: 7 perguntas para se fazer antes de preparar uma apresentação.

Como lidar com colaboradores de culturas diferentes?

Mão com bandeiras de vários países diferentes!

No nosso mundo hiper conectado, muitas empresas estão presentes em diversos continentes, com colaboradores de diversas culturas diferentes trabalhando juntos. Não são poucas às vezes em que temos de lidar com colegas de países diferentes e, quando não conhecemos a cultura da qual essa pessoa faz parte, isso pode tornar mais difícil atingir os nossos resultados.

Dependendo do país, cada pessoa tem um entendimento diferente sobre como se comportar dentro da empresa. Por exemplo, em algumas culturas (como na Alemanha) as pessoas são, normalmente, mais diretas, concisas e formais. Por isso, o relacionamento entre as pessoas vem depois da tarefa que precisa ser feita. Após a tarefa estar completa, eles conhecerão melhor seus colegas de trabalho.

Enquanto isso, outras culturas (como a brasileira) tem como padrão um investimento de tempo mais longo no relacionamento, perguntando como você está e criando conexão antes de passar a mensagem. E, ao passar essa mensagem, costumam tomar cuidado em como ela será expressada, muitas vezes dando voltas desnecessárias, no ponto de vista de quem vem de uma cultura mais direta. De modo geral, as pessoas gostam de conhecer com quem trabalharão e, conforme conhecem os outros, o trabalho vai ficando mais fácil de ser executado.

E, como pode-se imaginar, isso tem um potencial para gerar muitos conflitos! Quem vem de uma cultura mais direta pode ser visto como rude e distante por quem vem de uma cultura mais expressiva. Enquanto isso, a uma comunicação mais indireta, ou seja, que dá uma vasta gama de informações antes de chegar ao ponto principal, pode ser mal vista por outras culturas pois parece enrolação, demorando demais para realizar suas atividades.

Existem vários outros exemplos disso. Por exemplo, ocidentais (especialmente, americanos) valorizam muito mais a individualidade e a vontade de cada um alcançar o seu melhor, enquanto culturas orientais, como a japonesa, valorizam o coletivo, mesmo em detrimento do indivíduo. Mesmo dentro do Brasil, temos diversas culturas: paulista, gaúchos, baianos, cariocas, entre muitas outras. Cada uma tem um jeito diferente de se portar no ambiente de trabalho.

Mas como trabalhar em ambientes que existem pessoas de diversos locais?

Nós separamos 3 dicas:

1. Tenha conhecimento da sua própria cultura. Entenda como você trabalha e no que isso pode ser diferente das outras pessoas. Nós nos convencemos que o nosso jeito é “o certo” e os outros são “errados”. Reflita, converse com os outros e liste as principais características da cultura de trabalho do seu local.

2. Adquira conhecimento sobre a cultura dos países que sua empresa possui relação. Se a sua empresa possui sedes em outros países com os quais você interage ou caso você possua clientes de outros países, busque informações sobre as peculiaridades de cada um deles.

3. Adapte-se. Não tenha medo de mudanças. Ao se adaptar a outras culturas, você adquire conhecimentos novos que o ajudam a aprimorar o seu trabalho, o seu relacionamento com os outros e até seu networking dentro da empresa!

Há ainda alguns casos em que lidamos com valores muitos distintos entre nós e os demais colaboradores. Como lidar com essa situação? Leia algumas dicas neste artigo: Armadilhas da Motivação #1 - Valores Incompatíveis

Até mais!

Como se comunicar melhor DIGITALMENTE

É muito fácil ser mal interpretado quando nos comunicamos por e-mail, WhatsApp ou algum outro tipo de mensagem escrita. Muitas vezes estamos com pressa e queremos responder rapidamente um email, mas acabamos sendo tão diretos que passamos a impressão que estamos irritados. Ou então, estamos trocando mensagens de WhatsApp e um erro simples de pontuação transforma uma conversa amigável em uma discussão.

Mais grave ainda são as mensagens curtas que abrem muitas interpretações. Por exemplo, ao receber do seu gestor a mensagem “preciso conversar com você”, a maioria das pessoas já começam a visualizar algum problema grave. Neste caso, a má comunicação ocasiona muitos mal-entendidos e estresse desnecessários.

Por isso, separamos algumas dicas simples para você incorporar ao seu dia-a-dia e conseguir ter uma conversa digital mais produtiva:

  1. Não seja tão direto nas suas mensagens - ser muito breve pode criar confusão. Há pessoas que interpretam mensagens diretas como um comportamento passivo-agressivo. Uma forma de entender esse comportamento melhor é observar pessoas que são muito diretas fora da internet. Quando uma pessoa é muito prática, ela pode ser mal interpretada, pois a falta de informação possibilita ao outro complementar a mensagem baseado no que está na cabeça dele. Até pessoas tímidas demais podem ser vistas como arrogantes devido à comunicação muito curta.
  2. Comunique o que você está pensando - às vezes, temos tão claro o que queremos comunicar que achamos que a outra pessoa entenderá facilmente, mesmo sem termos informado os detalhes mais importantes. Por isso, tenha sempre o cuidado de rever a mensagem ou e-mail antes de enviá-lo. Ao relê-lo, procure identificar se explicou com os detalhes necessários o que realmente pensa para não haver nenhuma interpretação errônea. Neste caso, um pouco de repetição pode ser uma virtude.
  3. Respire duas vezes antes de responder uma mensagem – ao ficar irritado ao receber uma mensagem porque sentiu que era agressiva ou ameaçadora, respire fundo duas vezes e releia a mensagem. Quando fizer isso, tente observar se a mensagem pode ser interpretada de mais de uma forma. Nunca responda enquanto estiver se sentindo irritado ou nervoso.
  4. Assuma que a intenção foi a melhor possível - se a mensagem puder ser interpretada de mais de uma forma, não responda assumindo que é a pior delas. Se você tentar assumir que a intenção do seu interlocutor é a melhor possível, responderá de uma forma mais leve e poderá conseguir transformar uma conversa difícil em uma discussão produtiva.

Seguindo essas dicas, você ganhará empatia nas comunicações digitais! Teste essas dicas e deixe um comentário!

Até a próxima!

facebook-squarelinkedin-squarephoneenvelopeinstagrammagnifier