Pequenas negociações também precisam de planejamento e criatividade

Planejamento

Mesmo que não esteja atento, você está negociando o tempo todo, nas mais diversas situações da sua vida: quando pede ao seu chefe mais recursos, convence um parceiro de negócios a unir forças, decide junto com seu cônjuge onde passarão as próximas férias ou concorda em pagar um determinado valor por um produto ou serviço.

Uma negociação é um processo no qual duas partes com posições diferentes se reunem para encontrar a melhor solução para todos. Negociações não acontecem somente com assuntos de alta importância e com discussões demoradas, mas também em situações do nosso cotidiano que podem ser resolvidas rapidamente.

Muitos acreditam que bons negociadores são pessoas que agem rápido e que possuem boa oratória ou que são debatedores melhores que seu “oponente”. Claro, isso pode ajudar, mas os melhores negociadores são aqueles que se preparam com antecedência e que usam sua criatividade durante as conversas.

Você deve estar preparado! Preparação é a chave para qualquer boa negociação, mas poucas pessoas dedicam o tempo se organizando para estas situações. Se uma conversa ou negociação durar duas horas, o correto seria gastar pelo menos duas horas se preparando para essa conversa, e quanto mais complexo for o assunto, mais tempo você deve se dedicar a ele, dobre ou triplique o tempo do planejamento.

Seja criativo! O desafio da negociação é criar uma solução que agrade as partes envolvidas. Você pode ajudar sua criatividade com o planejamento, fazendo um brainstorming para pensar em diferentes alternativas que possam facilitar. Estimule o diálogo e crie um ambiente confortável para que todos possam expor suas ideias. Não desconsidere as ideias geradas, por mais estranhas e improváveis que pareçam, muitas vezes é partindo dessas ideias que conseguimos encontrar soluções mais viáveis. Quanto mais propostas criadas para chegar a um consenso, mais fácil exercer a criatividade durante a negociação.

Durante a conversa não se preocupe se conseguirá explorar todas as possíveis opções, apenas deixe o pensamento fluir e explore as diversas possibilidades. Nenhuma reunião segue exatamente como planejamos, então é importante ter flexibilidade e analisar as melhores opções e propostas em cada momento.

O planejamento e a criatividade serão seus aliados para alcançar melhores resultados no seu local de trabalho e também na sua vida pessoal, tanto nas pequenas como nas grandes negociações.

Fonte: Even Small Negotiations Require Preparation and Creativity
Jeff Weiss | May 30, 2015

Comentários